Cidade Educadora
Início: 30-NOV-2022
Fim: 30-NOV-2022
Facebook: https://www.facebook.com/photo/?fbid=476162587883833&set=a.472772504889508
No próximo dia 30 de novembro comemoramos a sétima edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, evento a que já se juntaram mais de 340 municípios de 20 países, e que este ano tem o slogan A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades.
No ano passado lançámos o desafio a todos os parceiros do CLASAZ, tendo sido com muito agrado que recebemos a participação da comunidade escolar e das instituições Centro Social Paroquial de Azambuja, Centro Social Paroquial de Aveiras de Baixo e Centro Social Paroquial de Aveiras de Cima (podem ver aqui: Município comemora Dia Internacional das Cidades Educadoras - Câmara Municipal de Azambuja (cm-azambuja.pt) ).
Assim, à semelhança do ano passado, voltamos a lançar o desafio a todos os parceiros, sempre com o pressuposto de promover o diálogo, o sentido crítico e a cidadania junto da comunidade local, bem como de mobilizar todos os agentes educativos e sociais para que unam esforços para promover a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão.
O formato da participação neste desafio é livre e ao critério de cada entidade, sendo uma das sugestões da Rede Internacional a realização de oficinas onde cada cidadão pode, por exemplo, escrever as oportunidades oferecidas pela Cidade Educadora em pétalas de flores para fazer um mural com flores e pombas da paz (materiais nos links abaixo).
O objetivo das atividades deverá ser contribuir para a reflexão sobre o paralelismo entre as sementes e as oportunidades que a cidade oferece, bem como a importância de cultivar a paz e a boa convivência, à luz de três princípios da Carta das Cidades Educadoras (Diversidade e não discriminação/ Diálogo Intergeracional/ Promoção do associativismo e do voluntariado).
Poderão descarregar o guia e os respetivos materiais nos links abaixo:
https://www.edcities.org/dia-internacional-pt-2022/imagem-grafica/
https://www.edcities.org/dia-internacional-pt-2022/guia/